Enquete | Gabriel Neri | 18/06/2020 12h00

Você concorda com o ensino a distância até o fim do ano

Compartilhe:

O Ministério da Educação (MEC) estendeu a autorização das aulas a distância até o final de 2020 por conta da pandemia de coronavírus, causador da covid-19. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União nessa quarta-feira (17).

De acordo com o texto da portaria n° 544, de 16 de junho de 2020, ele "dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19".

Essa foi a terceira portaria publicada estendendo o prazo das aulas on-line. A primeira foi em março e tinha a validade de 30 dias.

O texto também afirma que "será de responsabilidade das instituições a definição dos componentes curriculares que serão substituídos [...] bem como a realização de avaliações durante o período da autorização". Ou seja, o MEC deixa livre para cada instituição de ensino federal definir como serão feitas as ações.

Outro ponto da medida é com relação aos estágios e/ou às práticas que exijam laboratório especializados. as atividades podem ser feita a distâcia desde que aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), seguindo as Diretrizes Nacionais Curriculares. Já sobre os estágios, os estudantes estão liberados de fazer presencialmente, exceto os alunos do curso de Medicina.

As instituições poderão também suspender atividades presenciais pelo tempo de duração da portaria, até 31 de dezembro. A reposição deve ser feita quando haver segurança para o retorno.

Números da pandemia

O Brasil é o segundo país com mais casos de coronavírus no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. São mais de 950 mil casos com 46 mil mortos até (números desta quinta-feira, 18 de junho). Em Mato Grosso do Sul, também até esta quinta-feira, são mais de 4,2 mil casos e 39 mortes pela doença. Ao todo, no mundo, são mais de 8 milhões de casos e 449 mil mortos pela doença.

Prejuízos para a educação

O coronavírus atingiu cerca de metade dos estudantes do mundo de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). Com o EaD, um dos problemas mais relatados por estudantes são a baixa assimilação de conteúdo, problemas com a tecnologia e em alguns momentos, falta de suporte. Assim, o ensino a distância pode ser uma solução que resolva a curto prazo, mas que provoque uma grande perda no futuro.

Enquete

Por isso, o Poucas e Boas traz uma enquete para saber sua opinião sobre a decisão do Ministério da Educação em autorizar as aulas a distância até o fim do ano. Para votar, basta entrar no link da nossa página incial, selecionar sua opção e confirmar o voto.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS