Conferência Municipal de Assistência Social é nesta quinta e sexta-feira
Será nesta quinta e sexta-feira, dias 3 e 4 de julho, no auditório do bloco 10 da Unigran, a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social de Dourados. Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a realização é da Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).
Durante os dois dias, serão realizadas palestras, grupos de trabalho e outras atividades interativas. “Os participantes terão a oportunidade de se envolver em discussões e contribuir com ideias que fortaleçam as políticas sociais do município”, diz a secretária municipal de Assistência Social, Shirley Flores Zarpelon. “Este é um importante espaço democrático de escuta e construção coletiva, por isso o evento será aberto a população e todos poderão apresentar sugestões para fortalecer os serviços oferecidos pelo Sistema Único de Assistência Social”, completa.
Ela lembra que a Conferência Municipal é uma etapa preparatória para a 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, que ocorrerá em Brasília-DF, no mês de dezembro de 2025. “Os debates locais servirão de base para as etapas estadual e nacional e, deste modo, o Conselho Municipal e a Secretaria Municipal de Assistência Social convidam a todos a participarem deste importante espaço democrático. A opinião de cada um é muito valiosa para fortalecer as políticas sociais do município”, convoca a titular da Semas.
A Conferência é uma instância do Controle Social que tem por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). Com o objetivo de analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, a Conferência reconhece a corresponsabilidade de cada ente federado, além de eleger delegados para a 15ª Conferência Estadual de Assistência Social de Mato Grosso do Sul.
Para participar, basta ao interessado realizar a inscrição através do link do Google Forms: https://forms.gle/NdFJ41xLy2dKjEyv5
Cinco eixos temáticos serão abordados nos dois dias:
. Eixo 1 – Universalização do SUAS: acesso integral com equidade e respeito às diversidades
Eixo 2 – Aperfeiçoamento contínuo do SUAS: inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
Eixo 3 – Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais: fortalecendo a proteção social, segurança de renda e a inclusão social no sistema único de assistência social (SUAS);
Eixo 4 – Gestão Democrática, informação no SUAS e comunicação transparente: fortalecendo a participação social no SUAS;
Eixo 5 – Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do SUAS
-
Agentes vistoriam 2.706 casas nas aldeias e eliminam 617 focos do Aedes aegypti
Agentes vistoriam 2.706 casas nas aldeias e eliminam 617 focos do Aedes aegypti?
-
Prefeitura prorroga situação de emergência em saúde em razão
Na última segunda-feira (15), o município tinha 18 pacientes internados?
-
Conselho Tutelar abre inscrições para vagas de suplente
Conselho Tutelar abre inscrições para vagas de suplente?
-
Bira questiona demora na marcação de exames diagnósticos SUS
Bira questiona demora na marcação de exames diagnósticos SUS?
PARCEIROS
- Quarta-feira, 17 de Junho de 2026
- Política Juiz cobra prestação de contas da Santa Casa e rejeita fiscalização na CASSEMS Com foto Com vídeo
- Cursos Curso de cuidadores de idosos seleciona instrutores Com foto Com vídeo
- Saúde Fumacê percorre três bairros nesta quarta-feira (17) Com foto Com vídeo
- Geral Bira recomenda serviços de recuperação de rede de esgoto Com foto Com vídeo
- Geral Câmara Municipal de Brasilândia realizou a 20ª Sessão Ordinária Com foto Com vídeo
- Geral Bonito conclui análise de recursos e avança para fase de habilitação dos editais da PNAB 2026 Com foto Com vídeo
- Geral Modelo de gestão da Farmácia Municipal de Bonito atrai visita de equipe de Miranda Com foto Com vídeo






