Escuta pública da PNAB mobiliza classe artística e projeta novos rumos
Em um encontro marcado por vozes atuantes, ideias criativas e uma rica troca de experiências, representantes da classe artística, agentes culturais e gestores públicos da região leste de Mato Grosso do Sul participaram da escuta pública do segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), realizada na última semana.
Sediado no Museu Municipal de Nova Andradina, o evento reuniu participantes dos municípios de Nova Andradina, Batayporã e Novo Horizonte do Sul, além de técnicos da Fundação de Cultura do Estado. A programação envolveu duas escutas simultâneas: uma voltada à execução estadual dos recursos da PNAB e outra ao planejamento cultural municipal, ambas com o objetivo de ouvir diretamente os fazedores de cultura e garantir que as próximas ações estejam alinhadas às necessidades reais da região.
Entre as principais propostas apresentadas pelos participantes estão a criação de editais voltados à primeira infância, à literatura, à cultura geek e aos games. A valorização do segmento musical, com foco na produção autoral, além do incentivo à cena hip hop local, especialmente às linguagens do grafite e do DJ, também foram destacados.
A classe artística sugeriu ainda melhorias nos critérios de bonificação dos editais, ações de valorização das artes visuais e formações para artistas e público. Demandas por iniciativas ligadas à gastronomia, inclusão por meio de espaços sensoriais e estruturação de feiras culturais completaram o leque de propostas.
Para Rodrigo Souza, diretor-presidente da Fundação Nova-Andradinense de Cultura (FUNAC), a escuta representa um passo fundamental na consolidação da PNAB no município. “A construção coletiva é o que dá sentido à política pública. Ouvimos contribuições ricas e diversas, que refletem a pluralidade cultural da região. Agora, nosso compromisso é transformar essas escutas em diretrizes concretas de ação”, afirmou.
A ata da reunião será encaminhada à Comissão de Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação da Escuta Pública e, após aprovação, publicada no Diário Oficial para garantir transparência e amplo acesso às informações.
A escuta integra o processo de implementação do segundo ciclo da PNAB, política de fomento do Governo Federal que visa fortalecer o setor cultural em todo o país, com foco na descentralização dos recursos e na valorização das expressões culturais locais.
-
Naviraí celebra os 35 anos do ECA com apoio da gestão municipal
Naviraí celebra os 35 anos do ECA com apoio da gestão municipal
-
Ação Agro Social leva serviços públicos a mais de 500 pessoas no Acampamento
Ação Agro Social leva serviços públicos a mais de 500 pessoas no Acampamento
-
Julho Amarelo: São Gabriel do Oeste reforça combate às hepatites virais
Julho Amarelo: São Gabriel do Oeste reforça combate às hepatites virais
-
Mobilização escolar marca formatura do PROERD em Corumbá
Mobilização escolar marca formatura do PROERD em Corumbá
PARCEIROS

- Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
- Geral Projeto de saúde mental para profissionais da Educação é apresentado na Escola Com foto Com vídeo
- Saúde Julho Amarelo: São Gabriel do Oeste reforça combate às hepatites virais Com foto Com vídeo
- Geral Naviraí celebra os 35 anos do ECA com apoio da gestão municipal Com foto Com vídeo
- Geral Nova comissão garantirá futuro do Plano Municipal de Educação em Naviraí Com foto Com vídeo
- Dourados Prefeitura lança Aprova Digital e meta é levar serviços online para secretarias Com foto Com vídeo
- Dourados Ferramenta que agiliza serviços online na prefeitura é apresentada aos profissionais Com foto Com vídeo
- Saúde Dourados retoma captação de coração e pulmão para transplantes Com foto Com vídeo