Maio Laranja: ação nas ruas reforça combate ao abuso e à exploração sexual infantil
A Prefeitura de Aquidauana numa ação conjunta das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde e Saneamento, em parceria com o Conselho Tutelar e o Departamento Municipal de Trânsito, realizou uma programação com mobilização nas ruas para encerrar a campanha Maio Laranja, que trabalha o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Na tarde da última sexta-feira, 29, as equipes das secretarias envolvidas, DEMUTRAN e Conselho Tutelar fizeram uma blitz no centro da cidade, concentrados no Calçadão da Sete de Setembro, reunindo também os representantes da rede de proteção e reforçando o compromisso do município com a promoção dos direitos da infância e da adolescência.
A blitz educativa do Maio Laranja levou informação diretamente à população, conscientizando sobre a prevenção e o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Ao abordar motoristas, pedestres e famílias nas ruas, a ação amplia o alcance da campanha e reforça que proteger crianças e adolescentes é uma responsabilidade de toda a sociedade.
Além disso, durante a blitz foram divulgados amplamente para a população os canais de denúncia, como o Disque 100, orienta sobre os sinais de violência e incentiva a população a denunciar situações suspeitas. Quanto mais pessoas informadas, maiores são as chances de identificar, prevenir e interromper casos de violência.
Vale lembrar que, durante todo o mês de maio, diversas ações de conscientização, orientação e mobilização foram desenvolvidas em escolas, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e demais espaços públicos do município.
As atividades tiveram como objetivo informar a população sobre a importância da prevenção, da identificação de situações de violência e da denúncia de casos de abuso e exploração sexual.
O Maio Laranja é marcado nacionalmente pelo dia 18 de maio, data instituída pela Lei Federal nº 9.970/2000 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A campanha busca sensibilizar a sociedade para a necessidade de proteger crianças e adolescentes, fortalecendo a rede de atendimento e garantindo a efetivação de seus direitos.
Com o lema “Faça Bonito – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, a mobilização reforçou a responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias, escolas e comunidade na construção de ambientes seguros e acolhedores para o desenvolvimento infantil.
Ao longo da campanha, profissionais das áreas de assistência social, educação, saúde e conselheiros tutelares realizaram palestras, rodas de conversa, atividades educativas e ações de orientação voltadas a estudantes, pais, responsáveis e servidores públicos. As iniciativas contribuíram para ampliar o conhecimento sobre os sinais de violência, os canais de denúncia e a importância do acolhimento às vítimas.
A Prefeitura de Aquidauana destaca que a proteção de crianças e adolescentes é um compromisso permanente e que as ações de prevenção e conscientização continuarão sendo desenvolvidas ao longo do ano.
É importante que a comunidade se lembre que qualquer suspeita ou confirmação de violência deve ser denunciada por meio do Disque 100 ou diretamente aos órgãos da rede de proteção do município.
O encerramento da campanha Maio Laranja simboliza a conclusão de um mês de mobilização, mas esse combate à violência e exploração infanto-juvenil continua todos os dias, pois é urgente e necessário manter a vigilância, a informação e o compromisso coletivo na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, garantindo que cresçam em ambientes seguros, protegidos e livres de qualquer forma de violência.
-
Prefeitura de Maracaju e Governo do Estado entregam prolongamento da Avenida Filinto Müller
Prefeitura de Maracaju e Governo do Estado entregam prolongamento da Avenida Filinto Müller, fortalecendo a mobilidade urbana e impulsionando o desenvolvimento da cidade?
-
CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS 16.06
CONFIRA AS VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS 16.06 ?
-
Prefeitura inicia plano das Emendas Impositivas 25/26 e convoca entidades beneficiadas
Prefeitura inicia plano das Emendas Impositivas 25/26 e convoca entidades beneficiadas?
-
Prefeitura faz manutenção nas “armadilhas” que eliminam o mosquito
Prefeitura faz manutenção nas “armadilhas” que eliminam o mosquito?
PARCEIROS
- Quarta-feira, 17 de Junho de 2026
- Política Juiz cobra prestação de contas da Santa Casa e rejeita fiscalização na CASSEMS Com foto Com vídeo
- Cursos Curso de cuidadores de idosos seleciona instrutores Com foto Com vídeo
- Saúde Fumacê percorre três bairros nesta quarta-feira (17) Com foto Com vídeo
- Geral Bira recomenda serviços de recuperação de rede de esgoto Com foto Com vídeo
- Geral Câmara Municipal de Brasilândia realizou a 20ª Sessão Ordinária Com foto Com vídeo
- Geral Bonito conclui análise de recursos e avança para fase de habilitação dos editais da PNAB 2026 Com foto Com vídeo
- Geral Modelo de gestão da Farmácia Municipal de Bonito atrai visita de equipe de Miranda Com foto Com vídeo





