Prefeitura abre XXII Semana do Meio Ambiente com palestra e debate sobre resiliência climática
A Prefeitura de Dourados, por meio do Instituto de Meio Ambiente de Dourados (Imam), do Departamento de Educação Ambiental e do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdam), realizou na manhã desta terça-feira (2), no auditório do Bloco I da Unigran, a solenidade de abertura da XXII Semana do Meio Ambiente, que neste ano traz como tema “Horizontes Seguros: Tecendo Resiliência Climática em Dourados”.
A programação de abertura contou com apresentação de metodologias para resiliência climática pelo WRI Brasil, seguida da palestra magna do professor doutor Luciano Duarte, com o tema “Território praticado: caminho para reagregar sociedade e natureza e superar a alienação”.
Com o tema “Horizontes Seguros: Tecendo Resiliência Climática em Dourados”, a XXII Semana do Meio Ambiente busca estimular a participação da sociedade na construção de estratégias que fortaleçam a capacidade da cidade de enfrentar os impactos das mudanças climáticas, promovendo desenvolvimento sustentável e qualidade de vida para as atuais e futuras gerações.
A iniciativa reúne poder público, instituições de ensino, especialistas, estudantes e representantes da sociedade civil em uma programação voltada à conscientização ambiental e à construção coletiva de soluções para os desafios urbanos e ambientais.
O diretor-presidente do Instituto Municipal de Meio Ambiente (Imam), arquiteto Fábio Luís da Silva, destaca que a Semana do Meio Ambiente é uma oportunidade para ampliar o debate sobre a preservação dos recursos naturais e reforçar o compromisso de Dourados com políticas públicas voltadas à sustentabilidade. “Precisamos pensar a cidade que temos hoje e, principalmente, a cidade que queremos deixar para nossos filhos e netos. Esse diálogo é fundamental para construirmos um futuro mais resiliente e equilibrado”, ressalta.
As atividades seguem nesta quarta-feira, dia 3, em dois momentos. Pela manhã, às 8h30, no Auditório da Câmara Municipal, será realizado um painel de debates institucionais, promovendo o diálogo entre órgãos públicos e entidades envolvidas com a pauta ambiental.
Já no período da tarde, a partir das 13h15, na Casa da Cultura da Uems, ocorre uma mesa de diálogo social, além de exposições temáticas sobre animais taxidermizados, cultura oceânica e rochas e minerais, proporcionando ao público uma experiência educativa e interativa.
Com o lema “Um território, muitas vozes, soluções coletivas”, a Semana do Meio Ambiente busca fortalecer a participação social e ampliar a conscientização sobre a importância da adaptação climática e da preservação dos recursos naturais, contribuindo para a construção de uma cidade mais resiliente e preparada para os desafios ambientais do presente e do futuro.
A participação é gratuita e aberta ao público interessado.
-
Startup residente do Parktec está entre as mil mais promissoras
Startup residente do Parktec está entre as mil mais promissoras?
-
Prefeitura abre hoje a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Dourados
A abertura acontece no período noturno desta quarta-feira?
-
Bira questiona demora na marcação de exames diagnósticos SUS
Bira questiona demora na marcação de exames diagnósticos SUS?
-
Prefeitura inicia plano das Emendas Impositivas 25/26 e convoca entidades beneficiadas
Prefeitura inicia plano das Emendas Impositivas 25/26 e convoca entidades beneficiadas?
PARCEIROS
- Quarta-feira, 17 de Junho de 2026
- Política Juiz cobra prestação de contas da Santa Casa e rejeita fiscalização na CASSEMS Com foto Com vídeo
- Cursos Curso de cuidadores de idosos seleciona instrutores Com foto Com vídeo
- Saúde Fumacê percorre três bairros nesta quarta-feira (17) Com foto Com vídeo
- Geral Bira recomenda serviços de recuperação de rede de esgoto Com foto Com vídeo
- Geral Câmara Municipal de Brasilândia realizou a 20ª Sessão Ordinária Com foto Com vídeo
- Geral Bonito conclui análise de recursos e avança para fase de habilitação dos editais da PNAB 2026 Com foto Com vídeo
- Geral Modelo de gestão da Farmácia Municipal de Bonito atrai visita de equipe de Miranda Com foto Com vídeo





