Secretaria de Cidadania reativa Comitê Intersetorial que faz acompanhamento da população de rua
A Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social promoveu no último dia 11 de maio, no auditório do Paço Municipal, reunião que marcou a reativação do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (CIAMP-Rua). O objetivo principal é reorganizar e fortalecer o trabalho desenvolvido no município voltado ao atendimento da população em situação de vulnerabilidade social.
Durante o encontro, representantes de diversas instituições destacaram a necessidade de ampliar a compreensão de que a pauta da população em situação de rua não é responsabilidade exclusiva da Assistência Social, mas envolve diferentes áreas como saúde, saúde mental, segurança pública, documentação, trabalho, renda, moradia, vínculos familiares, direitos humanos e convivência urbana. A proposta é consolidar uma atuação integrada, organizada e com responsabilidades compartilhadas.
Dados apresentados pelo Centro POP apontaram um número expressivo de atendimentos nos meses de março e abril de 2026, envolvendo pessoas naturais do município, migrantes, pessoas em trânsito, usuários de substâncias psicoativas, pessoas com transtornos mentais e cidadãos com vínculos familiares fragilizados. Também foram identificados pontos de maior conflito, especialmente na região central, área comercial e proximidades do Centro POP.
Como encaminhamento inicial, o Comitê definiu a organização dos trabalhos por eixos temáticos, permitindo atuação mais objetiva e integrada. Entre eles estão:
Saúde e Saúde Mental: construção de fluxo integrado entre Assistência Social, CAPS, Consultório na Rua e demais serviços da saúde;
Abordagem Social e Acolhimento: definição de responsabilidades entre Centro POP, CREAS, casas de passagem e entidades parceiras;
Higiene, Saneamento e Dignidade: articulação para instalação de banheiros públicos ou espaços de apoio em locais de maior concentração da população em situação de rua;
Empregabilidade e Reinserção Social: desenvolvimento de ações por meio do Programa Selo Amigo, cursos de capacitação e oportunidades de trabalho;
Comunicação e Orientação à Comunidade: criação de boletins informativos para rádios e redes sociais explicando os fluxos de atendimento e os serviços disponíveis;
Descentralização Territorial: estudo para implantação de polos ou casas de apoio em regiões como Sanga Puitã, Marambaia e São Domingos.
Outro ponto discutido foi a divisão territorial de atuação entre os órgãos e instituições da rede, buscando melhorar o acompanhamento dos casos, evitar sobreposição de ações e fortalecer os vínculos com a população atendida.
A reunião também definiu a busca por experiências exitosas em outros municípios, que possam servir de referência para adaptação à realidade de Ponta Porã, respeitando as características específicas de cidade de fronteira.
Ficou estabelecida ainda a realização periódica das reuniões do Comitê, com acompanhamento das ações e avaliação dos resultados. A próxima reunião foi agendada para o dia 27 de maio de 2026 e terá como pauta principal a construção do fluxo integrado de encaminhamentos entre Assistência Social e Saúde Mental.
Entre as deliberações aprovadas está a reativação oficial do CIAMP-Rua, a revisão do decreto municipal para inclusão de novas entidades participantes e a indicação de representantes titulares e suplentes de cada órgão integrante.
Participaram da reunião representantes da Secretaria Municipal de Cidadania e Inclusão Social, Secretaria Municipal de Saúde, CAPS, Consultório na Rua, Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Consulado do Paraguai no Brasil, Associação Comercial e Empresarial, Casa de Passagem Missão Radical, Casa de Passagem Restauração de Vidas, Casa de Apoio à Recuperação Bom Samaritano, Projeto O Pobre de Deus e Projeto Nós Servimos.
-
Funsat anuncia quase mil vagas nessa terça-feira (16)
Funsat anuncia quase mil vagas nessa terça-feira (16) ?
-
Prefeitura de Maracaju conquista, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante com a Sala do Empreendedor
Prefeitura de Maracaju conquista, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante com a Sala do Empreendedor?
-
Prefeitura vistoria mais 1.387 imóveis e encontra 5 focos do Aedes aegypti
Os agentes de combate a endemias atuaram em imóveis do Jardim Piratininga?
-
Bonito conclui análise de recursos e avança para fase de habilitação dos editais da PNAB 2026
Bonito conclui análise de recursos e avança para fase de habilitação dos editais da PNAB 2026?
PARCEIROS
- Quarta-feira, 17 de Junho de 2026
- Política Juiz cobra prestação de contas da Santa Casa e rejeita fiscalização na CASSEMS Com foto Com vídeo
- Cursos Curso de cuidadores de idosos seleciona instrutores Com foto Com vídeo
- Saúde Fumacê percorre três bairros nesta quarta-feira (17) Com foto Com vídeo
- Geral Bira recomenda serviços de recuperação de rede de esgoto Com foto Com vídeo
- Geral Câmara Municipal de Brasilândia realizou a 20ª Sessão Ordinária Com foto Com vídeo
- Geral Bonito conclui análise de recursos e avança para fase de habilitação dos editais da PNAB 2026 Com foto Com vídeo
- Geral Modelo de gestão da Farmácia Municipal de Bonito atrai visita de equipe de Miranda Com foto Com vídeo





