Campanha em Nova Andradina incentiva doação de sangue e medula óssea
Salvar vidas pode parecer um ato heróico, reservado a poucos. Mas, às vezes, tudo começa com uma escolha simples: doar. Em Nova Andradina, uma nova oportunidade de fazer a diferença chega nos dias 11 e 12 de junho, com a campanha de doação de sangue e cadastro de medula óssea promovida pelo Hemosul, com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde.
A iniciativa busca mobilizar a população para ajudar quem enfrenta doenças graves, como leucemia, cuja única esperança de cura, muitas vezes, é um transplante de medula.
A campanha acontecerá no Hemosul de Nova Andradina com os seguintes horários: dia 11, das 7h às 11h e das 13h às 17h; e dia 12, das 7h às 11h. Durante a ação, qualquer pessoa saudável entre 18 e 35 anos pode se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome). Com esse gesto, é possível transformar completamente a vida de alguém, mesmo que esse alguém esteja a milhares de quilômetros de distância.
Um exemplo concreto e comovente é o do tenente-coronel Wellington de Lima, ex-comandante do 3º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Nova Andradina. Há mais de 20 anos, ele realizou o cadastro como doador. Em 2024, recebeu a notícia de que era compatível com um paciente de Juiz de Fora (MG), e sua medula seria a única chance de cura para essa pessoa. A compatibilidade fora do núcleo familiar é extremamente rara, uma chance em 100 mil, e ele foi essa pessoa.
“Fui presenteado por Deus com a oportunidade de salvar uma vida. Se mais pessoas se cadastrarem, essa probabilidade tão pequena pode se tornar maior. A doação não dói, não é perigosa, e pode significar a vida para alguém”, declarou o militar. Ele também desmistifica o processo. “A medula óssea se regenera e o procedimento é semelhante a uma hemodiálise, onde apenas as células-tronco são coletadas e o restante do sangue retorna ao corpo”, explica.
Além do impacto direto na vida dos pacientes, a campanha também busca quebrar tabus e esclarecer dúvidas sobre o processo de doação. A participação ativa da população é essencial para aumentar as chances de encontrar compatibilidades e salvar vidas.
Podem se cadastrar como doadores de medula pessoas entre 18 e 35 anos, em bom estado de saúde, que apresentem um documento oficial com foto e não tenham doenças infecciosas, neoplásicas ou imunológicas.
Participe! Doe sangue, faça seu cadastro de medula óssea. O ato que parece simples pode ser a única esperança para alguém. E essa esperança pode começar por você.
Onde fica? - O Hemosul está localizado na Avenida Eurico Soares de Andrade, 331, Vila Operária.
-
Naviraí celebra os 35 anos do ECA com apoio da gestão municipal
Naviraí celebra os 35 anos do ECA com apoio da gestão municipal
-
Dourados retoma captação de coração e pulmão para transplantes
Dourados retoma captação de coração e pulmão para transplantes
-
Funsat inicia a semana com 1.977 vagas de emprego em Campo Grande
Do total de vagas, 1.469 não exigem experiência prévia
-
Atendimento com médico urologista é retomado e passa a ser ofertado quinzenalmente
Atendimento com médico urologista é retomado e passa a ser ofertado quinzenalmente
PARCEIROS


- Segunda-feira, 14 de Julho de 2025
- Geral Projeto de saúde mental para profissionais da Educação é apresentado na Escola Com foto Com vídeo
- Saúde Julho Amarelo: São Gabriel do Oeste reforça combate às hepatites virais Com foto Com vídeo
- Geral Naviraí celebra os 35 anos do ECA com apoio da gestão municipal Com foto Com vídeo
- Geral Nova comissão garantirá futuro do Plano Municipal de Educação em Naviraí Com foto Com vídeo
- Dourados Prefeitura lança Aprova Digital e meta é levar serviços online para secretarias Com foto Com vídeo
- Dourados Ferramenta que agiliza serviços online na prefeitura é apresentada aos profissionais Com foto Com vídeo
- Saúde Dourados retoma captação de coração e pulmão para transplantes Com foto Com vídeo